domingo, 18 de abril de 2010

TECNOLOGIA RAID

Tecnologia
RAID



Trabalho apresentado por Robson Furtunato e Mariana de Paula
para a Disciplina de Análise De Sistemas
Turma Análise de Sistemas
2° Período Noturno.



A tecnologia RAID inicialmente foi feito para servidores, hoje muitas placas-mãe já vêm com um Chip RAID onbord.
RAID foi desenvolvida pela IBM em 1978, buscando confiabilidade e segurança de sistemas. RAID “Redundant Array of Independent Disks”, ou seja, “Matriz Redundante de Discos Independentes”. Tecnologia que combina vários discos rígidos (HDs) para formar uma única unidade lógica, onde os mesmos dados são armazenados. Se um disco tiver problemas, os demais continuam funcionando, disponibilizando os dados, ganhando segurança e melhor desempenho.
Apesar de oferecer segurança e confiabilidade, o RAID não protege contra falhas de energia ou erros de operação.
Para formar o RAID é preciso pelo menos 2 HDs. Quando há gravação, os dados se repartem entre os discos do RAID, porem depende do nível.

RAID 0, conhecido como divisão de dados, que aumenta o desempenho do seu disco. Divide arquivos em vários pedaços (chamados divisões ou “striping”) e salva cada pedaço em um disco diferente, é o mais rápido, pois a leitura e gravação são distribuídas. Quanto mais discos houver, mais velocidade é obtida.
Vantagens:
- Acesso rápido as informações (até 50% mais rápido).
- Custo baixo para expansão de memória.
Desvantagens:
- Caso algum dos setores apresente falhas, causa perda de informações, pois algum arquivo foi corrompido.

RAID 1 - não aumenta o desempenho de disco, mas serve para aumentar a confiabilidade dos dados armazenados no micro, copia tudo o que é enviado para o primeiro disco no segundo disco rígido, é conhecido como espelhamento. O desempenho é um pouco prejudicado, no entanto, a leitura dos dados é acelerada, pois temos dois discos lendo o mesmo arquivo. É uma forma bem segura, mas também a mais cara, sendo que apenas 50% do espaço disponível são aproveitados.
Vantagens:
- Caso um dos discos venha a falhar, basta recuperar os arquivos contidos no segundo disco.
Desvantagens:
- Custo alto e aumento no tempo de escrita.

RAID 2 - mecanismo de detecção de falhas em discos rígidos para funcionar em memória. O RAID 2 é pouco usado, pois os discos rígidos novos saem de fábrica com mecanismos de detecção de falhas implantados.
Vantagem:
- Usa ECC.
Desvantagem:
- Hoje em dia há tecnologias melhores para o mesmo fim.

RAID 3 - os dados são divididos entre os discos da matriz, exceto um, que armazena informações de paridade (acréscimo de 1 bit, que permite identificar erros) armazenada em disco específico, assim é possível assegurar a integridade dos dados, em caso de recuperação. O uso de dados divididos entre vários discos oferece altas taxas de transferência e confiabilidade das informações. Para usar o RAID 3, pelo menos 3 discos (HDs) são necessários.
Vantagens:
- Leitura rápida
- Escrita rápida
- Possui controle de erros
Desvantagem:
- Montagem difícil via Software

RAID 4 - divide os dados entre os discos, sendo que um é exclusivo para paridade, em caso de falha de um dos discos, os dados podem ser reconstruídos em tempo real, cada um pode ser acessado de forma independente, é indicado para o armazenamento de arquivos grandes. Neste nível, cada operação de gravação requer um novo cálculo de paridade, dando maior confiabilidade ao armazenamento.
Vantagens:
- Taxa de leitura rápida
- Possibilidade do aumento de área de discos físicos.
Desvantagens:
- Taxa de gravação lenta
- Em caso de falha do disco, a reconstrução é difícil.
- Tecnologia não mais usada, por haver melhores para o mesmo fim.

RAID 5 – Melhor relação custo x desempenho x segurança, necessidade de no mínimo 3 discos. As informações são gravadas em cada disco, se um dos integrantes da matriz falhar, as informações podem ser reconstruídas, é o nível mais utilizado e que oferece resultados satisfatórios em aplicações não muito pesadas.
Vantagens:
- Maior rapidez com tratamento de ECC
- Leitura rápida (porém escrita não tão rápida).
Desvantagem:
- Sistema complexo de controle dos HDs.

RAID 6 – Padrão relativamente novo é semelhante ao RAID 5, porém usa o dobro de bits de paridade, garantindo a integridade dos dados caso até 2 HDs falhem ao mesmo tempo.
Vantagem:
- Possibilidade falhar 2 HDs ao mesmo tempo sem perdas
- Precisa de n+2 HDs para implementar por causa dos discos de paridade
- Escrita lenta
- Sistema complexo de controle dos HDs.

Vantagens
- Maior rapidez com tratamento de ECC
- Leitura rápida (porém escrita não tão rápida).


Tipos de RAID
Existem 2 tipos de RAID, um baseado em hardware e o outro baseado em software. Cada um possui vantagens e desvantagens.
RAID baseado em software não é muito utilizado, pois apesar de ser menos custoso, é mais lento, possui mais dificuldades de configuração e depende do sistema operacional para ter um desempenho satisfatório. Este tipo ainda fica dependente do poder de processamento do computador em que é utilizado. O RAID por hardware é sem dúvida a maneira mais eficiente de implementar matrizes de discos rígidos e qualquer sistema operacional pode reconhecer uma matriz desse tipo, como se fosse um HD simples.

Um comentário: